Gestão de Empresas e de Projectos (2 º Sem Ano Lectivo 2024)ProgramaGestão de Empresas e de Projectos Licenciatura ISUTC em Licenciatura em Engenharia Civil e de TransportesProgramaOBJECTIVOS OPERACIONAIS – 1ª etapa: Gestão de Empresas – 2,5 Semanas Lectivas. Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de: • Compreender os fundamentos básicos das organizações, suas características e importância; • Conhecer os conceitos, teorias e evolução histórica da gestão; • Conhecer as funções de gestão numa organização; • Identificar os modelos de administração estratégica empresarial; • Conhecer os tipos de estratégia empresarial; • Reconhecer a postura de uma organização face ao seu meio envolvente. OBJECTIVOS OPERACIONAIS – 2ª etapa: Gestão de Projectos – 12,5 Semanas Lectivas. Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de: • Conhecer um conjunto de técnicas inerentes à gestão de projectos; • Conhecer a importância da Gestão de Projectos; • Estabelecer um melhor relacionamento com todos os stakeholders do projecto; • Identificar e administrar todas as fases do projecto; • Ter noção e orientação da tarefa para objectivos com mensuração de resultados em projectos; • Estabelecer sinergias com os vários actores do projecto; • Definir prioridades na gestão e tomada de decisões e assunção de riscos em projectos. PRINCIPAIS CONTEÚDOS. Fundamentos básicos………………………………………………………………..……………………………4 aulas • Organização vs Empresa o Conceptualização o Características e Objectivos o Classificação quanto ao: tamanho, estrutura, finalidade, regime jurídico etc Introdução à Gestão de Organizações………………………………………………………………………….2 aulas • O que é Gestão • Importância da gestão nas organizações Teorias de Gestão……………………………………………….………………………………………………….4 aulas • As Teorias Clássicas e Neo-Clássicas • A Teoria das Relações Humanas • A Teoria das Contingência • A Teoria dos Sistemas Gestão de empresas……………………………………………………………………………………………….4 aulas • Funções de gestão: planeamento, organização, direcção e controle • Modelos de gestão estratégica empresarial • Tipos de estratégia empresarial • O ambiente das organizações • A cadeia de valor. Actividades Principais e de Suporte Introdução à Gestão de Projectos………………………………………………………………………………..4 aulas • Conceitos básicos: projecto, programa e portfólio. • Objectivos da Gestão de Projectos. • Tipos e Características de Projectos. • O ciclo de vida de um projecto versus ciclo de vida de um produto. • Factores influenciadores do projecto. • Múltiplos projectos, Múltiplos Chefes e Múltiplas Dores de Cabeça. • O Planeamento e o Reporting para mais de um Chefe. Gestão do Escopo do Projecto………………………….………………………………………………………10 aulas • Fases do estudo de avaliação do projecto. • Identificação do projecto. • Formulação do projecto. • Aspectos centrais no estudo do projecto. • Sequencia do processo de avaliação. • Tipos de avaliação de projectos. • Critérios financeiros de avaliação de projectos. • Conclusão sobre os cenários previsionais. • Definição e colecta de requisitos. • Estrutura Analítica do Projecto (EAP). • Verificação e controle do escopo. Projectos de Investimentos 4 Aulas • O Conceito de investimento e projecto de investimento. • Conceito de mega projecto e principais mega projectos em Moçambique. • As fases de desenvolvimento do projecto de investimento. • Tipos de projecto de investimento. O Gestor e a Equipe do Projecto ….……..4 aulas • O Gestor e Tarefas do Gestor de Projectos. • O Planeamento e Recrutamento da Força de Trabalho. • A equipe de trabalho. • Ferramenta RACI O Plano Global e a Calendarização do Projecto …..…..12 aulas • Conceitos, Faseamento e Estimativas do Projecto. • O Ciclo do Plano e Controle. • O Plano de Procurement e o Concurso Público. • Programação de Tarefas ( WBS – Work – breakdown structure). • O Caminho Crítico. • O Gráfico de Gantt – PERT/CPA/CPM.. • Recursos Internos Vs Recursos Externos. • Metodologias ágeis (ex: Scrum, Kanban). A Comunicação na Gestão de Projecto ……………6 aulas • Considerações Gerais. • O Reporting e Resultados como Ferramenta de Monitoria. • Os vários meios de comunicação. • A Incorporação do Pensamento dos Outros. • A Escolha de um Software de Gestão ( Ms Project, Asana, Jira, Miro, etc). Gestão de Riscos do Projecto…………………………………………………………………………..……. 6 aulas • Identificação e análise de riscos. • Planeamento de respostas aos riscos. • Monitoria e controle de riscos. Apresentação e defesa dos trabalhos de investigação…………………………………………...……… aulas |